Sinal indicativo de mudança de direcção para a esquerda: Braço esquerdo estendido horizontalmente com a palma da mão voltada para a frente.
Sinal indicativo de que vai parar: Braço esquerdo estendido com a palma da mão voltada para trás.
Sinal indicativo de que pode ser ultrapassado: Braço esquerdo inclinado para o solo com a palma da mão voltada para a frente, movendo-se repetidamente de trás para a frente e de frente para trás.
Sinal indicativo de que vai afrouxar: Braço esquerdo estendido horizontalmente com a palma da mão voltada para o solo, oscilando repetidas vezes, lentamente, no palmo vertical, de cima para baixo.
A bicicleta é um veículo de 2 rodas que podes conduzir na via publica sem precisares de ter licença ou carta de condução.
Na bicicleta, o meio de propulsão é o ciclista. É o ciclista que, ao pedalar, faz a bicicleta avançar. Por isso, o ciclista deve estar bem instalado, de modo a que o seu desempenho tenha a maior eficácia.
A bicicleta é um conjunto de tubos, de rodas, de cabos, de acessório. Sumariamente, ela é constituída por:
- Um quadro que repousa sobre as rodas;
- Duas rodas;
- Um sistema de travagem composto pelos punhos, cabo, maxilas e calços. Tem dois travões independentes: travão da roda da frente e travão da roda de trás;
- Um sistema de transmissão composto pela roda pedaleira, uma corrente e um carreto ou grupo de carretos;
- Um sistema de direcção composto pelo guiador, garfo e quadro;
- Um sistema de iluminação composto por uma luz branca ou amarela para a frente e uma luz vermelha para a retaguarda.
Deve ter, ainda, um reflector vermelho atrás. De modo a tornar – se mais visível, deve ter reflectores nos pedais e nas rodas.